Caros Treinadores:
A ANTB – Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol foi fundada em 1974 por um conjunto de companheiros que cedo percebeu a importância e o papel dos treinadores no desenvolvimento do basquetebol português. Foi a primeira associação de treinadores em Portugal, tendo ao longo dos anos desempenhado um serviço de inegável influência no desporto e em particular no basquetebol português.
Ao longo destes quase 40 anos, a sociedade portuguesa tem mudado significativamente. O basquetebol português não é o mesmo, evoluindo com avanços e recuos em diversas áreas do seu desenvolvimento. Os clubes estão diferentes, longe do entusiasmo generalizado que as décadas de 70, 80 e 90 nos mostraram.
Os treinadores também não estão iguais. Os mais novos não são de um tempo em que a ANTB fazia ouvir a sua voz – não conhecem a sua história e trabalho realizado, nem sequer a sua existência. Há outros, que sendo as mesmas pessoas, são treinadores diferentes do que eram no passado. O passar dos anos e os contextos por onde desenvolveram a sua actividade têm contribuído para se tornarem treinadores diferentes, mais experientes, e com outras formas de olhar e perceber o mundo do basquetebol.
Perante mudanças tão profundas, que em muito nos distanciam do tempo da fundação da ANTB, há algo que em nada mudou: a importância dos treinadores e da sua capacidade de organização no desenvolvimento do basquetebol. Senão veja-se por esse mundo fora, onde é unânime a excelência do basquetebol praticado, a influência das associações de treinadores como motores do desenvolvimento do jogo. Temos exemplos que vão desde a Sérvia aos EUA, passando pela vizinha Espanha.
Enquadrada na actual realidade do basquetebol português e tendo em vista as eleições que se aproximam, a Lista “Relançar a ANTB” avança com este manifesto com o propósito de voltar a reunir e representar os treinadores em torno de um projecto que contribua para o desenvolvimento do basquetebol em Portugal. A visão da candidatura “Relançar a ANTB” desenvolve-se em torno de seis eixos fundamentais que servirão de base ao lançamento de um programa a apresentar ao acto eleitoral:
1. Contribuir para a formação e para a valorização dos treinadores portugueses.
2. Monitorizar e intervir no processo de formação e certificação dos treinadores, actualmente regido por um normativo legal diferente – o novo Programa Nacional de Formação de Treinadores.
3. Contribuir, com empenhada intervenção, para o desenvolvimento global da modalidade, promovendo sinergias com outras entidades ligadas ao basquetebol.
4. Assegurar a representação e participação dos treinadores nos organismos de influência e decisão do basquetebol português, dinamizando o debate e propondo soluções.
5. Representar e defender os direitos e interesses sócio-profissionais dos treinadores e relevar a importância dos seus deveres e compromissos.
6. Promover a intervenção, a visibilidade e a notoriedade dos treinadores, dando contributos para um sentido de carreira que cada vez mais importa animar.
Mobilizar e representar todos os treinadores de basquetebol em Portugal, servindo os seus interesses e os da modalidade em todo o país, é o grande objectivo da candidatura “Relançar a ANTB”. Por um basquetebol de mais qualidade e por uma ANTB com uma presença cada vez mais forte no seu desenvolvimento.
O desafio do relançamento da actividade da ANTB exige o empenhamento de todos os treinadores e treinadoras que se queiram associar. Contamos com o teu apoio.
Mesa da Assembleia Geral
Eliseu Beja
Mário Barros
Teresa Barata
Direcção
Miguel Pereira
Mário Palma
Álvaro Amiel
Isabel Ribeiro dos Santos
António Paulo Ferreira
Ricardo Vasconcelos
Vasco Curado
Conselho Fiscal
Vítor Costa
Carlos Pinto
Luis Dionísio